Caros associados,
Um dos temas que mais gera dúvidas aos aeronautas e aeroviários são as substâncias proibidas ou restritas para as operações ARSO (Atividade de Risco à Segurança Operacional) . Diversas são consideradas proibidas ou precisam ser comunicadas previamente ao médico aeroespacial e autorizadas por ele antes da consumação.
Uma série de medidas está prevista para aqueles que desrespeitarem essas regras, mesmo que não o façam de forma proposital, portanto, é de extrema importância se informar adequadamente sobre o assunto.
Veja a seguir as substâncias consideradas de proibição total, conforme RBAC 120.335:
1. álcool;
2. metabólitos de opiáceos;
3. metabólitos de canabinóides;
4. metabólitos de cocaína;
5. anfetaminas / metanfetaminas / metilenodioximetanfetamina / metilenodioxianfetamina.
O item 120.7(s) desta RBAC ainda preconiza que:
– 120.7(s) – Substâncias psicoativas: álcool e quaisquer substâncias no escopo da Portaria SVS/MS Nº 344, de 12 de maio de 1998, do Ministério da Saúde.
O uso de qualquer substância que conste na Portaria Nº 344, de 12 de maio 1998 do Ministério da Saúde, acarretará a necessidade de consulta do médico aeroespacial da empresa para avaliar, de acordo com as doses e posologia, quais ações serão necessárias.
Há ainda uma grande listagem de substâncias que precisam ser avisadas ao médico aeroespacial e aprovadas por ele antes da consumação.
É importante que o piloto confira na Portaria supracitada antes de consumir qualquer substância presente em medicamentos. Para visualizar a lista completa, acesse o portal da Anvisa no link a seguir: http://portal.anvisa.gov.br/…/a3ee82d3-315c-43b1-87cf-c812b…
Para mais informações sobre esse assunto ou sugestões de temas, entre em contato com o Safety da ATL no telefone (11) 5533-8150 ou no e-mail fabiano.paes@atl.org.br.
Vale lembrar que a empresa possui uma equipe especializada nessa área e canais de comunicação para utilização dos aeronautas e aeroviários. Qualquer dúvida sobre esse assunto pode ser esclarecida nos seguintes contatos:
Telefone: (11) 5033-2162/2112/2107
E-mail: proajuda@latam.com.
Comments