A “assertividade” é comumente utilizada como sinônimo de “fazer as coisas da forma correta”, por se acreditar que esta palavra derive de acerto, o que é um equívoco, muito embora haja uma pequena relação.
Assertividade é a palavra que dá nome ao meio termo entre dois processos antagônicos (passividade/agressividade) da comunicação ou da ação, portanto é preciso ponderar para que haja um equilíbrio entre estes dois termos.
Muitos dos problemas que ocorrem nas relações humanas estão intrinsecamente vinculados à falta da assertividade, quando o indivíduo é passivo (deixa de falar ou agir da forma com a qual era esperado), ou quando é agressivo (fala ou age de forma abrupta).
Na aviação, várias ameaças ocorrem cotidianamente por haver passividade ou agressividade entre pilotos, comissários, DOVs, mecânicos, etc.
Por fim, para diminuirmos os riscos operacionais, é extremamente importante praticarmos a assertividade diariamente.
Nas próximas pautas dissertaremos sobre outras ferramentas do CRM.
Não perca!
Por: Fabiano Paes Gonçalves, profissional graduado em Recursos Humanos e com formação técnica em Manutenção de Aeronaves, EC-PREV e SGSO na ANAC. Vasta experiência, tendo atuado ao longo de 12 anos como despachante de voo, Instrutor técnico na área de fator humano (CRM - Corporate Resource Management), instrutor em escolas de aviação, ministrando matérias dos cursos de mecânico de aeronaves e comissários de voo. Atualmente pertence ao staff da ATL- Associação de Tripulantes da LATAM Brasil com as atribuições de analista de safety.
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