Caros associados,
Conforme publicado anteriormente, a ATT participou da 72ª Conferência da IFALPA, realizada em Montreal, Canadá, entre os dias 04 e 09 de maio. O analista de Safety da associação, Philipe Pacheco, integrou a comitiva brasileira, formada também por representantes do SNA e ASAGOL. O evento reuniu aeronautas e especialistas no setor para debater questões como condições de trabalho, regulamentações e mercado da aviação.
Todos os comitês técnicos foram atendidos pela delegação brasileira, com ênfase no PGA (Professional and Government Affairs), AAP (Accident Analysis and Prevention), ATS (Air Traffic Services), HUPER (Human Performance), Legal e AGE (Aerodromes and Ground Enviroment).
No comitê ATS, um dos principais assuntos foi o position paper da IFALPA, com a recomendação de que todas as comunicações entre aeronaves e órgãos de controle sejam feitas em inglês. O Brasil apoiou a posição da Espanha, com a comunicação em inglês ou na língua local do país, como recomenda a ICAO. Já no comitê AGE, foi debatida a recomendação para sinalização de cumprimento de pista para o piloto. Essa sinalização seria feita por meio de placas, semelhantes às de taxiway.
A recomendação de que cada instituição negocie com o órgão regulador de seu país a determinação de instalação de câmeras no cockpit foi debatida no comitê AAP. A comitiva brasileira teve destaque nesse debate, pois o Brasil foi o primeiro país a se posicionar contra. Os brasileiros, inclusive, foram fundamentais no papel de convencer a ANAC a se posicionar de forma contrária a essa medida. Outro assunto discutido foi a divulgação de diversos CVRs na mídia, fator que deverá ser sempre condenado pelas instituições.
O trabalho para testes toxicológicos também foi lembrado no evento. A IFALPA iniciou uma pesquisa para levantar possíveis problemas em países onde há representação, o Brasil respondeu o levantamento e aguarda os resultados.
O Brasil apresentou o relatório de FRMS e Fadigômetro na conferência regional CAR/SAM. A ICAO e demais instituições elogiaram a excelência e o pioneirismo do trabalho realizado pela comitiva brasileira. O Perigo Baloeiro e as ações tomadas por sindicato e associações também foram apresentas e bastante elogiadas. Além disso, o Cmte. Osvaldo Neto foi reeleito EVP da IFALPA para a região CAR/SAM.
A delegação brasileira teve papel importante no encontro e se colocou entre as principais lideranças da IFALPA.
Próximos encontros
Foram definidos os locais das próximas conferências da IFALPA para os anos de 2018 (Luxemburgo), 2019 (Berlim) e 2020 (Singapura). Para 2021, há a candidatura única, até o momento, da cidade de Londres.
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